Quem Somos
Formada por duas brasileiras apaixonadas pela América Latina, com percursos de vida profissional e acadêmica distintos, que se encontram no sonho e na vontade de construir mudanças efetivas para a terra que as moldou.
Quem Somos
Formada por duas brasileiras apaixonadas pela América Latina, com percursos de vida profissional e acadêmica distintos, que se encontram no sonho e na vontade de construir mudanças efetivas para a terra que as moldou.
Diretora executiva
Nascida em São Luís, Dani é advogada, com especialização em direitos humanos pela Universidade de Coimbra e Universidade de São Paulo. Também é especialista em impacto econômico da violência contra as mulheres pela Clacso e mestranda em direito internacional e relações internacionais na Universidade de Lisboa.
É cooperada fundadora e jurista da Cooperativa Rede Portuguesa de Cidades Interculturais (RPCI) em Lisboa, atuou como pesquisadora da Rede Sem Fronteiras no projeto "Cidades Solidárias" e, atualmente, coordena a Latinocêntrica.
Diretora de operações
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joanna iniciou sua trajetória profissional com pesquisas sobre as populações tradicionais e as disputas por terra e território no interior do Brasil. Tem experiência em diferentes organizações não-governamentais, com enfoque nos temas infância, juventude, educação e gênero.
Com grande interesse em pessoas e deslocamentos, durante o mestrado, Joanna centrou seus estudos no acolhimento de refugiados e na mobilização de corpos e corações da sociedade civil. Teve a oportunidade de trabalhar com entidades dedicadas a essas pautas tanto no Brasil quanto em Portugal, onde faz seu doutorado.
PARCERIAS
A Latinocêntrica acredita que a formação de redes é a maneira mais eficaz de entregar trabalhos com alto nível de excelência para os nossos clientes. Portanto, contamos parcerias em diversas áreas que se adequam de acordo com as necessidades de cada projeto.
Analista de projetos e consultora de iniciativas socioambientais
Ludovicense com orgulho, índia do Boi de Maracanã e mãe de duas meninas, Quilana conta com uma ampla experiência na criação e implementação de projetos socioambientais.
A educação ambiental foi introduzida na sua vida ainda na escola de educação infantil, onde apresentou trabalho na SBPC. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membra do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente da mesma instituição.
No campo profissional acumula experiências com gerenciamento de resíduos, educação básica (fundamental II) e na coordenação do Programa de Educação Ambiental do Porto do Pecém-Ceará. Desde 2019, atua na gestão ambiental coordenando os programas de comunicação social e de educação ambiental do TUP Porto São Luís - Maranhão, onde desenvolve atividades desensibilização com as comunidades do entorno do empreendimento.
Consultora de diversidade e inclusão
Historiadora, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) e com publicações na área de história, memória e cultura afro-brasileira, presença negra no movimento tradicionalista gaúcho na região de imigração alemã, do Vale do Rio dos Sinos – RS.
Viveu em São Paulo por três anos, onde foi assessora pedagógica na Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, responsável também pela organização e catalogação do acervo da Biblioteca Plínio de Arruda Sampaio.
Gaúcha, mora atualmente em Boa Vista, capital de Roraima onde tem desenvolvido um trabalho de organização e geração de renda junto às mulheres venezuelanas.
Apaixonada por livros, também está envolvida no lançamento do Livro sobre os 25 anos da ONG leopoldense, de mulheres negras Anastácia Omnira.
Atualmente, cursa especialização em Educação, política e sociedade, e Gestão Escolar pela Universidade São Luis.